Abac estima crescimento de 10% nas vendas de consórcios em 2011

Consórcio de Imóveis: Abac estima crescimento de 10% nas vendas de consórcios em 2011

Por 1consórcio
Publicado em: 09/12/2010

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) estima um crescimento de 7% a 10% nas vendas de consórcio para 2011, atingindo a marca de 2,15 milhões de novas cotas. O cálculo considera os mercados de veículos automotores, imóveis, eletroeletrônicos e serviços. A entidade divulgou nesta quarta-feira os resultados do setor referentes ao acumulado do ano até outubro.

Entre os veículos automotores, as melhores projeções se concentram nos leves, pela entrada de novas marcas e fatores como a estabilidade dos preços e a oportunidade de utilização da contemplação nas promoções periódicas. No setor de veículos pesados, a Abac cita como pontos que devem beneficiar o segmento as obras necessárias para realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, o aumento nas exportações de commodities e a substituição dos caminhões pesados por leves e semileves quando da circulação nas principais regiões metropolitanas.

Em razão do deslocamento rápido e fácil proporcionado pelas motos, a entidade prevê que a comercialização de novas cotas deve retomar a tendência de alta, principalmente pelo maior poder aquisitivo da classe C - além de preços acessíveis.

Em nota, a associação cita ainda a mudança de comportamento no setor de eletroeletrônicos e outros bens duráveis, com os consumidores passando a adquirir cotas com valor maior para aquisição de vários bens em substituição à adesão a uma cota por bem. Essa mudança elevou o seu valor médio da cota e reduziu o número de participantes. Essa tendência, acrescenta a Abac, deve continuar no próximo ano, ampliando a possibilidade de atualização de eletrodomésticos.

As vendas de novas cotas de consórcios atingiram 1,74 milhão de unidades entre janeiro e outubro, 6,7% acima do mesmo período do ano passado, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). Com isso, o números de participantes do sistema chega a 4 milhões de pessoas no acumulado do ano, indicando alta de 5,5% em relação a um ano antes. Na mesma base de comparação, as contemplações subiram 5,8%, para 822,2 mil. O sistema de consórcios registra um volume de negócios de R$ 50,7 bilhões no acumulado do ano, gerando mais de 50 mil empregos.

Em nota, o presidente executivo da entidade, Paulo Roberto Rossi afirmou a expectativa de superar a linha de dois milhões de adesões em 2010. Na avaliação da Abac, as perspectivas para o próximo ano apontam os consórcios como alternativa importante na viabilização de vários setores, em razão do crescimento dos seus mercados.

 

Faça uma Simulação

Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.

Ver Planos

O que deseja?

Consórcio de Imóveis Escolha o Produto