As perspectivas do sistema de consórcios para 2014

Projeções apontam crescimento da economia no Brasil em 2014 e torna as perspectivas do sistema de consórcios cada vez mais positivas.

Por 1consórcio
Publicado em: 19/03/2014 | Atualizado em: 24/05/2018

O desempenho da economia brasileira em 2014 deverá ser superior a 2013. Neste ano, o país deve crescer 1,67%, segundo projeção feita pelos economistas do mercado financeiro divulgada no Boletim Focus do Banco Central do Brasil.

Tudo isso indica que o sistema de consórcios seguirá em ascensão, onde a postura do consumidor continuará focada na educação financeira, no planejamento e no consumo responsável, assim como já foi visto em 2013.

“Mantidas as metas do governo de combate à inflação e busca pela preservação de empregos, os consórcios continuarão sendo procurados por consumidores que planejam o futuro, analisam e comparam as diferenças de custo e avaliam sua necessidade imediata do bem ou serviço”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, que é a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.

Consórcio de Automóveis

O setor de veículos automotores é um dos principais do país. Este ano, o foco estará nos veículos leves (automóveis, camionetas e utilitários) e as perspectivas são de aumento de interesse e de comercialização de novas cotas de consórcio, além da utilização do crédito especialmente nas promoções periódicas, considerando o retorno gradativo do IPI e a crescente presença dos seminovos.

Consórcio de Motocicletas

Esse mercado continuará em expansão, principalmente no hábito do brasileiro de comprar motocicleta como primeiro veículo. Além disso, a utilização profissional da moto, especialmente por unir agilidade e rapidez, também influirá nas vendas de novas cotas em 2014.

A expansão dos consórcios seguirá mais forte no norte e nordeste do país, transformando-se no principal meio de aquisição.

Consórcio de Imóveis

Os consórcios de imóveis seguirão em 2014 despertando o interesse daqueles que desejam sua casa própria, seja urbana, na praia ou no campo. Isso também inclui os que querem formar e ampliar seu patrimônio ou ainda investir para transformá-lo em gerador de renda.

Dessa forma, estima-se que este seja um setor em plena expansão em 2014, principalmente depois que as cartas de crédito passaram a acompanhar os valores maiores. No caso do trabalhador/consorciado, a utilização do saldo do FGTS, respeitadas as regras em vigor, também deverá contribuir no crescimento dos consórcios como alternativa de compra planejada.

Faça uma Simulação

Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.

Ver Planos

O que deseja?

Consórcio de Imóveis Escolha o Produto