As vantagens do Consórcio de Automóveis

As vantagens do Consórcio de Automóveis

Por 1consórcio
Publicado em: 20/04/2010

O financiamento não é a melhor forma de comprar um carro a prazo. O mercado oferece dois outros produtos bem conhecidos, o leasing e o Consórcio de Automóveis.

O leasing não é a rigor um financiamento e sim uma espécie de aluguel, em que quem aluga tem a opção de comprar o bem ao fim do contrato. Na prática, é o banco que compra o automóvel, que fica em seu nome enquanto o arrendatário pagar um aluguel mensal por um período predeterminado - pelo menos dois anos. Esse "aluguel" pode ser mais barato que os juros do financiamento, em alguns casos, tornando o leasing uma opção mais interessante, embora com algumas restrições. 

O leasing era muito comum e cresceu bastante no fim da década de 90, até ocorrer a desvalorização cambial em 1999. Hoje é contratado mais por empresas, devido às vantagens contábeis e fiscais. No caso de pessoa física, as dificuldades e custos costumam ser maiores.  O automóvel que a empresa adquire sob a forma de leasing não é exatamente "comprado". Embora a empresa use o veículo, o proprietário de direito é o banco. Por isso, ele não entra no balanço.

O Consórcio de Automóveis, como o cheque pré-datado, é uma invenção brasileira. Ele consiste em um grupo de pessoas que se une para pagar um valor mensal e adquirir o veículo. Os consorciados podem antecipar o recebimento do veículo por meio de um lance ou de sorteios. A vantagem é que o consórcio é uma opção sem juros, possue apenas taxas administrativas e fundos de reserva, por exemplo.

Outra vantagem é poder comprar pelo preço de tabela um carro que só existe no mercado com ágio, caso do Honda Civic. O caso é que o consorciado pode esperar  para levar o carro. 

O Consórcio de Automóveis pode ser considerado como uma poupança compulsória. "Não é uma grande aplicação, mas ajuda muito quem não tem a disciplina financeira necessária. A pessoa que não tivesse cotas para pagar provavelmente gastaria o dinheiro", diz economista Luis Carlos Ewald. Segundo ele, "um financiamento cobra uma taxa muito alta de juros pelo período todo."

 

Faça uma Simulação

Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.

Ver Planos

O que deseja?

Consórcio de Imóveis Escolha o Produto