Casa Própria: Consórcio de Imóveis é uma boa opção de investimento

Casa Própria: Consórcio de Imóveis é uma boa opção de investimento

Por 1consórcio
Publicado em: 05/05/2010

Quem dispõe de uma quantia em dinheiro, pode encontrar nos consórcios de imóveis uma boa forma de investimento. Vantagens como poder parcelar o bem e não pagar juros certamente são atraentes. Contudo, um dos pontos negativos dessa forma de aplicação é que não há rendimento para o valor aplicado. Para o advogado tributarista Nelson Lacerda, o consórcio é uma alternativa mais barata que o financiamento.

"Não há a cobrança de juros, apenas com uma taxa de administração, que varia de 1,5% a 2,4% por ano, e correção monetária", explica. "O percentual é muito inferior ao das linhas de crédito imobiliário disponíveis no mercado, que cobram juros de cerca de 12% ao ano." Conforme Lacerda, no financiamento imobiliário, o valor total com juros alcança até 2,7 vezes o valor financiado. "No consórcio, esse custo equivale a 1,5 vez
o capital do consorciado", calcula.

A grande desvantagem, contudo, está em não dispor do bem imediatamente. Como a contemplação é feita por sorteio, os menos sortudos poderão levar meses ou até anos para receber o valor pago e a carta de crédito que permitirá a aquisição do bem. Os planos de imóveis chegam a ter prazo de 15 anos. "Se você precisa de um imóvel imediatamente, o consórcio não é o plano mais recomendável", diz Lacerda.

Para quem tem uma boa reserva em dinheiro, uma alternativa é tentar antecipar a compra dando um lance. "Se você não oferecer o maior valor, pode usar este dinheiro para quitar parte de suas parcelas e diminuir o tempo de espera pela carta.

 

Faça uma Simulação

Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.

Ver Planos

O que deseja?

Consórcio de Imóveis Escolha o Produto