Como financiar casas e apartamentos

Consórcios: Consórcio ou financiamento? Compare as vantagens do consórcio de imóveis

Por 1consórcio
Publicado em: 01/03/2010

Consórcio ou Financiamento: Qual é a melhor opção para a compra de imóvel?

Financiamento Imobiliário

O custo final da aquisição de um imóvel através de financiamento, devido à cobrança de juros, é bem mais alto do que através do consórcio. No financiamento imobiliário, o comprador adquire uma linha de crédito junto ao banco, sobre a qual incidem juros (de 8% a 13% ao ano) e correção monetária. Para liberar o financiamento, o banco exige do comprador uma renda mínima comprovada, determinada de acordo com a quantia financiada, o prazo de pagamento e o valor do imóvel pretendido. O comprador precisa ter disponível, na maioria dos casos, pelo menos 20% do valor do imóvel para dar de entrada.

No financiamento é necessário:

Juros (de 8% a 13% ao ano).
Correção Monetária.
Comprovação de Renda.
Em média 20% do valor do imóvel para dar de entrada.


Consórcio de Imóveis

O consórcio é forma mais econômica para você programar a compra da sua casa própria. Está alternativa de crédito, sem juros vem conquistando cada vez mais o mercado. Você define o valor do imóvel que planeja comprar e divide o plano em até 150 meses.

O consórcio nada mais é do que um grupo de pessoas que se juntam para autofinanciar a compra dos imóveis. Com o objetivo de obter uma carta de crédito de determinado valor, diversas pessoas se comprometem a pagar mensalmente uma parte desse montante. No consórcio não há incidência de juros, mas sim, a cobrança de uma taxa administrativa e para participar, não há necessidade de comprovação de renda. O valor da carta de crédito é corrigida pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção).

A principal característica do consórcio é que a contemplação acontece por meio de lance ou sorteio.
É possível utilizar até 25% do valor do crédito para dar de lance e ser contemplado ou ficar dependendo da sorte para ser contemplado nos sorteios mensais. De qualquer maneira o consorciado recebe a carta de crédito corrigida monetariamente no final do plano/grupo para adquirir o seu imóvel.

Faça uma Simulação

Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.

Ver Planos

O que deseja?

Consórcio de Imóveis Escolha o Produto