Compra da casa própria deve ser planejada

O sonho de possuir uma casa própria está em alta, fato refletido no aumento do volume de financiamentos imobiliários de 68% de janeiro a novembro de

Por 1consórcio
Publicado em: 17/12/2009

O sonho de possuir uma casa própria está em alta, fato refletido no aumento do volume de financiamentos imobiliários da Caixa Econômica Federal de 68% no período de janeiro a novembro deste ano sobre o financiado em todo ano passado, totalizando R$ 39,3 bilhões. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 93%.

A idéia da casa própria com certeza é ótima, contudo, a falta de um planejamento financeiro faz com que muitas vezes esse sonho se torne um verdadeiro pesadelo, levando a pessoa a um grande endividamento, que comprometerá o futuro financeiro dela e de sua família.Assim, qual é a hora certa de comprar uma casa? A resposta dessa pergunta é que essa aquisição só será possível quando a pessoa tiver total controle de suas finanças pessoais, podendo direcionar uma parte de sua receita para esse fim. Para isso, é necessário passar a controlar os seus gastos.

O primeiro passo é estabelecer qual o valor da casa que deseja adquirir, só com esse valor em mãos é que realmente se pode iniciar o controle das finanças. O próximo passo será a elaboração de anotações diárias com todos os gastos, vendo onde estão os excessos e o que pode ser feito para economizar.

Um fato que é esquecido por muitos e demanda grande atenção é que, além do valor da casa, também deve ser computado o valor da escritura, instalações, móveis entre outros gastos. Também é crucial uma análise do local onde será a casa, por um motivo simples, que é o custo de vida do novo local, custos de coisas simples variam muito de um lugar para outro como exemplo podemos citar padaria, gasolinas, açougue, condomínio, IPTU, entre outros.
Ainda sobre o local, uma casa perto do local de trabalho é interessante, mas não fundamental.

Atualmente, as pessoas mudam constantemente de emprego, assim você nunca saberá onde trabalhará no futuro. Um lugar bom hoje pode ser péssimo amanhã. O ideal e comprar uma casa em local de fácil acesso.

Se a casa que você adquirir não for nova, tem que se analisar a situação e que se encontra, pois, custos de reforma são muito caros. O ideal é uma casa nova, caso não seja possível examine cuidadosamente suas instalações, antes de fechar o negocio.

Com a facilidade de crédito, podendo chegar até 30 anos para pagar a tão sonhada casa própria se criou um grande risco pela falta da cultura de projetar em seu orçamento estas prestações. É aconselhável que se faça uma simulação em algumas instituições financeiras de crédito habitacional e conhecendo o valor da prestação, deverá ser feito uma simulação inserindo este valor dentro do orçamento financeiro.

Caso a pessoa não tenha sua vida financeira controlada, certamente o melhor caminho a ser percorrido é poupar para que o sonho da casa própria seja realizado. Basta que você ao conhecer o valor mensal do financiamento da casa a ser comprada comece de imediato a guardar o valor da prestação em uma aplicação, podendo ser Fundos de Investimentos, CDBs, e com esta atitude a casa que se compraria em 30 anos você conseguirá comprar em apenas 6 ou 7 anos. Essas ações são fundamentais para que o sonho da casa própria não se transforme em um verdadeiro pesadelo

Faça uma Simulação

Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.

Ver Planos

O que deseja?

Consórcio de Imóveis Escolha o Produto