Comprar Imóvel: Dicas e cuidados na compra de imóveis
Comprar Imóvel: Dicas e cuidados na compra de imóveis
Publicado em: 22/12/2010
Fim de ano chegando e muita gente aproveita o dinheiro extra, como o 13º salário e as bonificações, para dar entrada num financiamento, adquirir ou quitar a casa própria. No entanto, antes de fazer qualquer negócio, é importante estar atento para não cair em “armadilhas”. A Associação Nacional dos Mutuários e Moradores alerta para os problemas mais comuns.
No financiamento imobiliário, o futuro mutuário deve ficar atento às taxas de juros cobradas pelos agentes financeiros. Sabe-se que a principal fonte de recursos para a habitação no País tem origem no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), cuja verba é repassada aos bancos a juros de 3%.
O problema é que esse mesmo valor é repassado aos mutuários a juros de até 12,5%. “As prestações poderiam ser menores se os bancos tivessem realmente uma preocupação com o social e não buscassem apenas o lucro”, alerta o presidente da ANMM, Décio Esturba. É importante lembrar que a elevada taxa de juros atinge cerca de 90% dos mutuários do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
No caso dos imóveis usados, deve-se estar atento, primeiramente, se ele ainda está ocupado quando se adquirir um financiamento. A explicação é que, muitas vezes, são colocados em leilão imóveis ainda habitados e isso pode ser problema no futuro. É comum o banco colocar em leilão um imóvel porque o mutuário não conseguiu pagar as prestações, mas que ainda está morando nele. “O novo proprietário pode ter que entrar com ação de despejo e contar com a decisão judicial para poder morar no imóvel que comprou”, alerta Esturba.
Usar FGTS para amortizar o Consórcio de Imóveis:
Como os trabalhadores agora podem utilizar o saldo das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para abaterem ou quitarem os consórcios imobiliários, a orientação é que ajam com cautela na hora de pedir a liberação do recurso. Isso porque, antes de pagar, o mutuário precisa saber se a cobrança que recebe está correta, pois há muitos juros embutidos. “O ideal é fazer uma revisão de todo o cálculo para saber se está pagando o valor correto”, diz Esturba.
Faça uma Simulação
Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.
Ver PlanosFaça uma Simulação!
Programe a compra do seu bem Sem Juros
Consórcio de Imóveis
Compre sem juros imóvel comercial ou residencial, construa ou reforme.
Consórcio de Carros
Compre automóveis, caminhões, caminhonetas, novos ou usados.
Consórcio de Motos
Compre qualquer marca ou modelo de moto, nacional ou importada, nova ou usada
Consórcio de Serviços
Crédito para viagens, estudos, saúde e estética, festas, casamento e muito mais!