Consórcio de Imóveis: Editora Saraiva lança guia para comprar a casa própria
Consórcios: Editora Saraiva lança guia prático para comprar a casa prórpia
Publicado em: 22/04/2010
De linguagem fácil e direta, o livro Imóveis, seu guia para fazer da compra e venda um grande negócio acaba de ser lançado pela Editora Saraiva. A publicação é de autoria de Luiz Calado, economista, mestre em Administração, vice-presidente do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças (IBEF) e gerente da área de educação da Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima).
Com material vasto, mas tratado de forma objetiva, o livro auxilia o leitor na busca pelo primeiro imóvel da família, passando por como se preparar para o processo da documentação, e segue dando conselhos para quem pretende investir nessa área. À Gazeta do Povo, Calado respondeu algumas dúvidas cruciais de quem está na luta pela casa própria. Confira:
Sair para visitar alguns imóveis à venda é um bom caminho para procurar a casa própria?
Não. Se você procura um imóvel para morar, antes de iniciar as visitas precisa entender bem o quanto você pretende gastar, e quais as características do imóvel que deseja comprar, em termos de tamanho, número de quartos, dentre outros. O ideal é escrever o que pretende fazer num papel. Como o lado emocional conta muito na hora da compra, se você não tiver mapeado bem o que quer a chance de fazer um péssimo negócio é muito grande. O que mais ocorre é a compra de um imóvel acima do valor que se consegue pagar.
Quais os principais erros que as pessoas cometem ao comprar o primeiro imóvel?
É raro acertar na primeira vez, em tudo na vida. Apenas a experiência nos permite melhorar. Um grande erro que as pessoas cometem é não se preparar adequadamente para o desafio que é fazer um bom negócio com imóveis. É essencial ler muito a respeito, manter-se atualizado e conversar com pessoas que compraram imóveis. Sinto que o assunto ainda é tabu na nossa sociedade, as pessoas não se sentem bem em falar sobre o financiamento que obtiveram, sobre a negociação para tentar obter um preço melhor, etc. Sem essa conversa franca e um estudo mais dedicado, é muito difícil aprender sobre o assunto.
No Brasil, a compra de um imóvel é, na maioria das vezes, um processo de endividamento, já que a maior parte dos brasileiros só consegue adquirir a casa própria por meio de financiamento com taxas muito altas. Qual a dica para deixar essa dívida a menor possível?
Economizar para dar uma entrada parruda. Assim se consegue uma parcela menor, ou ainda um prazo para quitação menor. Os economistas e especialistas em Finanças Pessoais sempre recomendam que as parcelas do financiamento não devem ultrapassar 30% da renda da família.
Há uma hora certa para vender o imóvel?
Sim. As famílias vivem ciclos. Nossos filhos nascem, o que nos motiva a morar em um lugar maior. Depois chega a hora dos filhos deixarem o lar, fazendo com que seu quarto fique sem utilização. A hora certa para vender o imóvel é bem antes desses acontecimentos. Só com tempo se consegue fazer um bom negócio. A pior coisa é uma família precisar, desesperadamente, vender um imóvel porque percebeu que está numa casa menor (ou maior) do que gostaria.
E para comprar o segundo imóvel?
O fato de já ter passado pela experiência de comprar um imóvel, pode fazer com que a aquisição do segundo, geralmente para investimento, torne-se equivocada. A dica é não comprar um imóvel pensando no que é bom para a sua família, mas sim pensar em algo que o mercado irá demandar. Por exemplo, algumas regiões têm falta de apartamentos pequenos, de um quarto. Aqueles que se anteciparam à demanda por essas residências, estão muito contentes, possuem algo com boa renda de aluguel e que se valorizou.
Além das dicas do economista Luiz Calado, você também pode conferir o Comparativo entre financiamento e Consórcio de Imóveis.
Faça uma Simulação
Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.
Ver PlanosFaça uma Simulação!
Programe a compra do seu bem Sem Juros
Consórcio de Imóveis
Compre sem juros imóvel comercial ou residencial, construa ou reforme.
Consórcio de Carros
Compre automóveis, caminhões, caminhonetas, novos ou usados.
Consórcio de Motos
Compre qualquer marca ou modelo de moto, nacional ou importada, nova ou usada
Consórcio de Serviços
Crédito para viagens, estudos, saúde e estética, festas, casamento e muito mais!