Consórcio de Imóveis: FGTS eleva a procura pelo consórcio

Consórcio de Imóveis: FGTS eleva a procura pelo consórcio

Por 1consórcio
Publicado em: 05/05/2010

Os consórcios imobiliários tiveram crescimento de até 470% de janeiro a março deste ano em Uberlândia, de acordo com dados da Caixa. No Triângulo Mineiro, a alta foi de 260% no mesmo período. No país, o aumento é de 46% nos dois primeiros meses do ano, quando comparado ao ano passado, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (Abac).

Segundo o presidente da regional Sudeste da Abac, João Pedro de Andrade Salomão, o aumento é reflexo das regras do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que pode ser utilizado neste tipo de investimento. “Hoje, desde que já esteja contemplado, é possível usar o FGTS para quitar ou dar um lance no consórcio, o que faz o setor crescer ainda mais. Ou seja, é uma forma a mais de facilidade ao consumidor”, disse.

Outro fator importante, segundo Salomão, foi a criação da Lei Federal nº 11.875 de 2008, que regulamentou a atividade. “É um investimento planejado e programado e, o melhor, com segurança”, afirmou.
Para o gerente regional da Caixa, Luiz Storte, o consórcio imobiliário é uma boa alternativa para quem não tem a necessidade de ter um imóvel de imediato e quer pagar menos que um financiamento. “Mas é preciso que a pessoa faça um planejamento. Não pode fazer um consórcio hoje e precisar do bem amanhã. Se tiver tempo, é a melhor opção para comprar um bem”, disse.

Proprietário de uma imobiliária na cidade, Ronaldo Fernandes Pereira disse que o mercado é interessante para o consumidor. “É muito indicado para quem pode esperar”, afirmou. Presença em 5 consórcios em 30 anos, o procurador-geral do município de Uberaba, Valdir Dias, participou de 20 a 30 consórcios. Atualmente, está em cinco, sendo quatro de veículos e um imobiliário. “É muito vantajoso comprar um bem por consórcio, desde que a pessoa saiba administrar a forma de dar lance e não precise do bem imediatamente”, disse. Para ele, é a forma mais segura de comprar um bem a prazo. “Você vai pagando e quando menos imagina está com um imóvel ou carro zero, sem juros, sem inflação e com uma segurança muito grande. Nestes anos, tenho tido ótimas experiências com consórcios”, afirmou.

Faça uma Simulação

Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.

Ver Planos

O que deseja?

Consórcio de Imóveis Escolha o Produto