Desvantagens do financiamento faz aumentar em 30% a procura por consórcios
Desvantagens do financiamento faz aumentar em 30% a procura por consórcio
Publicado em: 21/12/2010
Clientes que optavam por financiar um veículo agora estão preferindo os consórcios. Em Uberlândia, a busca nas empresas administradoras de consórcios aumentou após as mudanças ocorridas no sistema de crédito para a pessoa física. Com a nova norma do Banco Central (BC), as financeiras de veículos serão obrigadas a exigir dos compradores valores de entrada para a liberação de qualquer financiamento, seja para veículos novos ou usados.
A procura em uma empresa no bairro Aparecida, zona central de Uberlândia, já aumentou em 30%. Segundo Wanilda dos Santos Duarte, supervisora de vendas, a expectativa é que cresça ainda mais o número de pessoas aderindo a consórcios de veículos. “Acredito que a partir do momento em que as pessoas ficarem sabendo sobre as novas regras, o aumento vai ser de pelo menos 50%. No consórcio não tem taxa de adesão nem de entrada”, disse.
Em outra administradora de consórcios, localizada no bairro Santa Maria, na zona leste da cidade, o bom momento já está promovendo novas contratações para a equipe de vendedores. Segundo a gerente de vendas Helena Maria Martins, o crescimento do quadro será de 50% “A procura já aumentou em 20% e a expectativa é que cresça mais. Antes, o que facilitava as vendas de financiamento era a parcela caber no orçamento do cliente”, disse.
O aposentado Francisco das Chagas Passos, 72 anos, entrou na última quarta-feira (8) em um consórcio para veículos. “Quero comprar um carro para presentear uma pessoa especial e pelo consórcio os valores são mais acessíveis. Sinto mais segurança e acho mais fácil. Pelo financiamento, o carro acaba saindo por um valor bem maior”, disse.
O contador José Jacob preferiu entrar em um consórcio pelos benefícios que ele oferece. “Já tenho um carro, mas a família está crescendo e vamos precisar de mais um. Optei pelo consórcio porque por ele eu não preciso dar uma entrada como no financiamento e o valor é mais acessível. Enquanto, pelo financiamento, ao final do período, você acaba pagando por quase dois carros”, afirmou.
Confira as novas regras de financiamentos que trarão desvantagens para o consumidor:
• Para financiamentos parcelados em 24 e 36 , entrada no mínimo, 20% do valor do bem;
• Parcelamentos entre 36 e 48 meses, a entrada sobe para 30%;
• Entre 48 e 60 meses será necessário pagar uma entrada de 40% do valor do veículo;
• As vendas de veículos com prazo superior a 60 meses terão restrição;
• As regras do Banco Central valem apenas para veículos de passeio.
Faça uma Simulação
Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.
Ver PlanosFaça uma Simulação!
Programe a compra do seu bem Sem Juros
Consórcio de Imóveis
Compre sem juros imóvel comercial ou residencial, construa ou reforme.
Consórcio de Carros
Compre automóveis, caminhões, caminhonetas, novos ou usados.
Consórcio de Motos
Compre qualquer marca ou modelo de moto, nacional ou importada, nova ou usada
Consórcio de Serviços
Crédito para viagens, estudos, saúde e estética, festas, casamento e muito mais!