Dicas de como escolher uma boa oficina para o seu carro

Dicas de como escolher uma boa oficina para o seu carro

Por 1consórcio
Publicado em: 07/04/2011

Por mais cuidadoso que você seja, um dia terá de levar o carro a uma oficina, para regular o motor, trocar alguma peça ou consertar um pequeno raspão na lataria. O problema surge quando não se conhece ninguém que possa indicar um estabelecimento confiável. A primeira necessidade é o preço justo, seguido por bom atendimento, gente qualificada e respeito ao prazo estipulado. Conseguir juntar todos esses itens em um único local parece ser uma missão impossível.

O primeiro passo é conhecer o local, esse contato é fundamental. Veja se a oficina tem uma recepção. Não precisa ser sofisticado, apenas um local reservado para atender os clientes. Nesse momento, sua percepção do atendimento vai lhe indicar dados importantes, como o grau de conhecimento dos funcionários. Ao explicar o defeito, um atendente que faz cara feia ou julgue o reparo muito complicado, já indica que ele quer valorizar o serviço, o que muitas vezes não é a realidade. Veja também se todos os funcionários trabalham de uniforme. Se estiver muito sujo é mau sinal.

Se você vai deixar o carro, mesmo que seja apenas para um orçamento, tudo tem de ser bem explicado e um prazo deve ser estipulado. Ao deixar seu carro, a oficina deve emitir uma ficha detalhando o estado do veículo, nível de combustível, os equipamentos e acessórios, quilometragem etc. Além disso, ela deve providenciar capas para os bancos, a fim de proteger o revestimento interno de manchas. E, depedendo do serviço, protetores para a carroceria.

Para uma oficina não basta ter equipamentos sofisticados se não tiver funcionários qualificados. Uma forma de saber o quanto eles foram treinados é procurar por diplomas nas paredes. Toda oficina faz questão de deixar em local visível os treinamentos que seus funcionários tiveram. E, na prática, isso faz muita diferença. Também é bom ficar atento a esses diplomas.

Quando o orçamento estiver pronto, um funcionário deverá explicar tudo o que precisa ser feito no carro, esclarecendo todas as dúvidas que você possa ter. Lembre-se de checar se o estabelecimento não é clandestino e, por meio do CNPJ, confira se a empresa não possui processos no Procon local.

Ao deixar o seu carro para o reparo, tenha certeza de não ter dúvidas em relação ao conserto. Uma vez que a oficina apresentar o orçamento, ele precisa ser detalhado e se tiver qualquer dúvida, um funcionário deve saná-las imediatamente. Lembre-se que nem sempre o mais em conta é o melhor.

Com o carro pronto a oficina deve lhe apresentar todas as peças trocadas e também emitir a nota fiscal com tudo discriminado, além de indicar o prazo de garantia do serviço. Com esses cuidados, certamente você vai evitar aborrecimentos na escolha de uma oficina.

 

Faça uma Simulação

Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.

Ver Planos

O que deseja?

Consórcio de Imóveis Escolha o Produto