Dicas para comprar o seu primeiro imóvel sem arrependimentos

Dicas para comprar o seu primeiro imóvel sem arrependimentos

Por 1consórcio
Publicado em: 22/03/2011 | Atualizado em: 22/05/2018

A compra da casa própria é uma das principais metas de boa parte dos brasileiros. Com o bom momento do mercado imobiliário e facilidades de crédito, o sonho pode se tornar realidade. Para quem realiza pela primeira vez este tipo de compra deve tomar alguns cuidados básicos antes de fechar negócio.

O primeiro passo é decidir se o imóvel a ser adquirido será para viver um período ou a vida toda. Embora nunca saibamos exatamente como será nossa vida nos anos que se seguem, sempre temos planejamentos, intenções e estas devem ser consideradas neste momento.  Se a aquisição é por um período curto, o interessado pode comprar uma casa ou apartamento menor, com valores mais baixos.

Mas se a escolha for de adquirir uma casa para constituir família e viver para sempre é preciso que se pense com cuidado em aspectos de longo prazo, como por exemplo, o número de filhos que o casal pretende ter, se existe a possibilidade de ter seus pais ou outro parente mais idoso morando junto no futuro e também se há intenção de ter animais domésticos, pois eles precisam de um mínimo de espaço para que sejam saudáveis e sociáveis. Outro ponto fundamental é a localização, pois a infraestrutura do entorno vai incidir sobre a sua vida diária, por exemplo, distância de seu local de trabalho, transporte coletivo, prestação de serviços locais como super mercado, farmácia, escolas, etc. A questão da vizinhança também é importante, quem gosta de silêncio e sossego deve observar se existem estabelecimentos comerciais como bares, ou ainda as linhas de metrô ou de trem, avenidas de muito movimento, hospitais ,etc.

Os custos com este imóvel devem ser bem analisados, especialmente em casos de adquirir pelo consórcio de imóveis ou financiamentos, a renda familiar precisa ser estudada e a recomendação é de que se comprometa apenas 25% dela com as despesas do imóvel, e nestas despesas devem estar incluídos IPTU e condomínio, sendo que muitas vezes pode valer mais a pena optar por imóvel de custo mais alto cujo condomínio seja mais barato, pois isto favorece o orçamento familiar mensal. Outra dica interessante, é buscar por imóveis usados, que podem ter um custo reduzido em até 30% em relação a um imóvel novo.

Outra opção, é planejar a compra do seu imóvel através do Consórcio de Imóveis. Sem juros, você pode adquirir qualquer tipo de imóvel, novo ou usado, residencial ou comercial. Quem já é proprietário de um imóvel financiado, pode quitar a dívida junto a instituição financeira para fugir das altas taxas de juros praticadas e economizar um bom dinheiro.

Compre o seu imóvel pelo Consórcio, é mais barato! Simule as parcelas.

Faça uma Simulação

Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.

Ver Planos

O que deseja?

Consórcio de Imóveis Escolha o Produto