Educação financeira x inadimplência

A inadimplência sofreu queda no Sistema de Consórcios graças à educação financeira cada vez mais presente na rotina do consumidor.

Por 1consórcio
Publicado em: 18/09/2019 | Atualizado em: 18/09/2019

A conscientização sobre o bom uso do dinheiro vem trazendo resultados positivos no comportamento dos consumidores brasileiros. Prova disso é o Sistema de Consórcio, que apresentou queda na inadimplência durante o último ano de acordo com dados da ABAC - Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio.

A modalidade reforça e preza pela educação financeira, uma vez que seu próprio sistema de comprar cria uma “poupança” para a compra do bem. Paralelamente, face a elevação do endividamento familiar contraído no último ano, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Sistema de Consórcios, na contramão dessa tendência, registrou queda no índice de inadimplência entre os consorciados ativos e de posse de seus bens no período compreendido entre abril de 2018 e o de 2019.

"A inadimplência, como um todo, é consequência da redução da atividade econômica do país, mais precisamente do não cumprimento das obrigações financeiras do consumidor face às dificuldades enfrentadas no dia a dia", explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC. "No caso dos consórcios, observou-se que, com o avanço do conhecimento sobre educação financeira, quando da adesão ao mecanismo, os interessados têm considerado principalmente o planejamento orçamentário para assumir novos compromissos, situação que por si já os diferencia no futuro cumprimento mensal dos pagamentos", completa.

Ao gerenciar suas finanças pessoais e optar pelo mecanismo, o consorciado analisa as características existentes na modalidade como custo final adequado e acessível ao seu perfil de consumidor planejador. Também avalia o parcelamento integral, diversidade de prazos de pagamento, possibilidade mensal de obtenção do crédito por meio de sorteio ou de aceleração da contemplação por meio de lances, flexibilidade do uso do crédito, oportunidade de formação ou de ampliação patrimonial e, em especial, do poder de compra à vista quando contemplado.

#Faz1Consórcio

O segmento de consórcios bate recordes de vendas a cada ano. Somente em 2018 mais de 2,6 milhões de brasileiros compraram um consórcio, para planejarem a compra do seu imóvel, automóvel, motos ou serviços com as vantagens de não pagar juros e pelas facilidades que o consórcio proporciona.

Escolha o bem que deseja comprar, simule sua compra quantas vezes quiser e conheça os melhores planos de consórcio do mercado!


FONTE: ABAC

Faça uma Simulação

Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.

Ver Planos

O que deseja?

Consórcio de Imóveis Escolha o Produto