Investimento de menor risco e com retorno certo

Para adquirir bens e serviços sem comprometer a renda familiar e fugir dos juros, programe a sua compra pelo consórcio.

Por 1consórcio
Publicado em: 03/08/2012 | Atualizado em: 23/05/2018

Para adquirir bens e serviços sem comprometer a renda familiar e fugir dos juros abusivos dos financiamentos, especialistas indicam planejamento. Dentre as inúmeras formas de guardar dinheiro e programar a compra de imóvel ou carro, por exemplo, é fazer um consórcio.

Somente nos primeiros quatro meses deste ano, a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) registrou aumento de 13% de aquisição em relação ao mesmo período do ano passado, totalizado 4,86 milhões de cotistas em todo Brasil. Esse crescimento é justificado pelo aumento da classe C no mercado e a estabilidade de emprego dos trabalhadores, segundo o presidente regional da Abac, João Pedro de Andrade Salomão.
 
A compra da cota é realizada por meio de grupos de investidores, que se comprometem a pagar as parcelas mensalmente, valores definidos na hora do contrato. "O consórcio só não é mais vantajoso do que a compra à vista", afirma Salomão. Segundo ele, esse investimento é indicado para a compra de bens e serviços futuros. "Podem ser adquiridos casas, carros, como também dinheiro para a realização de festas ou cirurgias estéticas, dentre outros fins", afirma.
 
Há três maneiras para a retirada do montante: no sorteio, que acontece mensalmente; por meio de lance, cujo o cotista que oferecer maior valor como entrada retira o prêmio; e na quitação do contrato. Todos seguem as regras do contrato.
 
Mesmo o governo sinalizando queda dos juros bancários, o presidente regional da Abac ressalta a vantagem do consórcio por ter taxa administrativa muito mais em conta.
 
Algumas precauções ajudam o cliente a evitar problemas
Antes de fazer o consórcio, é necessário tomar precauções para que o investimento programado não se torne dor de cabeça. Verificar a procedência da empresa contratada junto aos órgãos competentes é uma das ações que evitam transtornos . Segundo o Procon-MG, somente no ano passado foram registradas 297 reclamações de clientes contra os serviços. Até ontem 122 compunham 2012.
 
A gerente de atendimento do Procon-MG Daniela de Abreu Arruda, explica que esses números apontam insatisfações variadas e que muitas vezes os culpados são os contratantes. "As pessoas assinam o contrato sem ler o que esta sendo firmado", afirma.
 
Se o cliente não tiver tempo para analisar o contrato Jailza Martins de Jesus, orienta levá-lo para casa e somente fechar o negócio quando as dúvidas estiverem todas esclarecidas. Para verificar se a idoneidade da empresa contratada, é preciso pesquisar o passado dela na Junta Comercial, em fóruns ou no site do Procon, no link Reclame Aqui.

Faça uma Simulação

Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.

Ver Planos

O que deseja?

Consórcio de Imóveis Escolha o Produto