MERCADO DE IMÓVEIS: falta de informação pode causar bolha imobiliária

MERCADO DE IMÓVEIS: falta de informação pode causar bolha imobiliária

Por 1consórcio
Publicado em: 18/08/2011

O mercado imobiliário tem sido considerado uma opção segura para investimentos, mas o alerta do professor do Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), João da Rocha Lima Junior, é que há indícios do início de uma bolha imobiliária no Brasil, provocada principalmente pela falta de informação do investidor.

O valor dos imóveis no Brasil estão aumentando além da margem aceitável. Podendo a chegar a 20% acima do valor justo de mercado. A renda não aumenta na mesma proporção do preço do metro quadrado, então passa-se a vender imóveis menores por preços maiores, segundo o que explicou o professor.

Há indícios de uma olha imobiliária, porém, não deve haver uma crise grave, como a do mercado norte-americano.

O aumento excessivo nos preços de imóveis são comumente provocadas por três fatores. Um deles é a liberação irresponsável de crédito. Este foi o principal motivo da quebra do mercado imobiliário nos Estados Unidos em 2008, mas não é o caso do Brasil, hoje.

O segundo fator é a entrada em massa de capital especulativo no mercado, o que, segundo Lima, também não é um aspecto que se aplique a conjuntura brasileira.

O terceiro fator, que o professor aponta como um das causas da valorização irreal dos imóveis no país, é a falta de conhecimento de mercado do pequeno investidor. Este sim, um mal sinal.
 

 

Faça uma Simulação

Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.

Ver Planos

O que deseja?

Consórcio de Imóveis Escolha o Produto