Mercado Imobiliário: Venda de imóveis novos em SP sobe 8,9% em outubro
Mercado Imobiliário: Venda de imóveis novos em SP sobe 8,9% em outubro
Publicado em: 16/12/2010
A capital paulista registrou alta de 8,9% na venda de imóveis novos em outubro, ante o mês anterior, totalizando 3.034 imóveis, de acordo com a Pesquisa sobre Mercado Imobiliário do Departamento de Economia e Estatística do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP). Em relação a outubro de 2009, o resultado corresponde a um avanço de 22,8%.
No período, também foram lançadas 5.143 unidades, segundo levantamento da Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio (Embraesp). A performance representa alta de 77,7% ante setembro e de 104,3% em relação a outubro do ano passado. Em nota, a entidade destaca que os segmentos de dois dormitórios (1.417 unidades) e três dormitórios (1.102 unidades) representaram 83% do total vendido.
Conforme o Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP, o ritmo de comercialização medido pelo indicador de Vendas Sobre Oferta (VSO) recuou de 26,4% em setembro para 23,5% em outubro. A performance, porém, ainda é superior à velocidade informada em outubro de 2009, de 18,1%.
No acumulado do ano, foram comercializadas 27.639 unidades na capital. O desempenho indica estabilidade em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram vendidos 27.558 imóveis. Em reais, o volume de vendas cresceu 23,6% no mesmo intervalo, passando de R$ 8,8 bilhões para R$ 10,9 bilhões. Em lançamentos residenciais, o total colocado em oferta aumentou 23,1% no acumulado do ano, para 25.818 unidades.
Embora tenha estimado no início do ano alta de 5% nas vendas da capital em 2010, o economista chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, prevê atualmente estabilidade, com a comercialização entre 35 mil e 36 mil unidades e lançamentos entre 33 mil e 34 mil unidades.
Na região metropolitana de São Paulo, que engloba além da capital outros 38 municípios vizinhos, a venda de imóveis novos cresceu 13,6% em outubro ante setembro e 40,9% em relação a outubro do ano passado, para 5.367 unidades. No período, a capital paulista participou com 56,5% do total vendido, de acordo com o Secovi-SP.
No mês foram lançadas 6.540 unidades na região metropolitana, com 78% concentrado na capital. A região do ABCDM, que compreende os municípios do ABC, incluindo Diadema e Mauá, representou 20% dos lançamentos. Além da expansão das atividades imobiliárias nas demais cidades da região metropolitana e da migração de produção para o interior do Estado, o Secovi-SP chama a atenção para a expansão dos lançamentos de conjuntos comerciais para pequenos escritórios. Entre janeiro e outubro, os lançamentos deste segmento na capital cresceram 19,6%, totalizando 3.505 conjuntos de escritórios.
Faça uma Simulação
Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.
Ver PlanosFaça uma Simulação!
Programe a compra do seu bem Sem Juros
Consórcio de Imóveis
Compre sem juros imóvel comercial ou residencial, construa ou reforme.
Consórcio de Carros
Compre automóveis, caminhões, caminhonetas, novos ou usados.
Consórcio de Motos
Compre qualquer marca ou modelo de moto, nacional ou importada, nova ou usada
Consórcio de Serviços
Crédito para viagens, estudos, saúde e estética, festas, casamento e muito mais!