Nova lei de consórcios aumenta consultas, e setor começa 2009 em alta

Por 1consórcio
Publicado em: 03/04/2009

Entre janeiro deste ano e o mesmo mês do ano passado, vendas de novas cotas tiveram alta de 4,1%

SÃO PAULO - A nova legislação para o Sistema de Consórcio tem ajudado o setor a apresentar bons resultados nesse início de 2009. Segundo dados da Abac (Associação Brasileira de Administradores de Consórcios), depois de terminar 2008 com alta de 5,4%, o setor manteve crescimento semelhante em janeiro deste ano, chegando a um total de 3,64 milhões de participantes ativos.

"Um dos diferenciais foi a expectativa da entrada em vigor da nova legislação para o Sistema de Consórcios, projetando aumento nos negócios", afirma o presidente da entidade, Rodolfo Montosa, lembrando dos efeitos negativos que a crise econômica teve em diversos setores da economia. "No sentido contrário dessa tendência, os consórcios demonstraram sua importância, crescendo e batendo recordes de participação em vários setores", comemora.

Com isso, as vendas de novas cotas apresentaram alta de 4,1%, de 136 mil em janeiro do ano passado, para 141,7 mil no mesmo mês deste ano. Já as contemplações subiram de 63,8 mil para 75,7 mil, o que representa uma alta de 18,6%, na mesma base de comparação.

Novos participantes
Com mais de 30% nas consultas ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) sobre o Consórcio de Serviço, a Abac prevê que a nova legislação traga novos participantes, com o objetivo de utilizar o crédito nas áreas de educação, saúde, turismo e outras.

"A flexibilidade do consorciado contemplado em escolher como utilizará o crédito, permite antecipar uma grande procura pela modalidade. A exemplo de outros setores, o mercado deverá responder positivamente, consultando e aderindo aos novos grupos", diz Montosa.

Faça uma Simulação

Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.

Ver Planos

O que deseja?

Consórcio de Imóveis Escolha o Produto