Nova lei dos consórcios traz garantias para o setor

Nova Lei dos consórcios traz garantias para o setor

Por 1consórcio
Publicado em: 26/08/2011

A Lei 11.795/2008, que regulamenta o setor de consórcios segundo Código de Defesa do Consumidor (CDC), deu uma nova dinâmica no processo de contratação no segmento. 

A lei trouxe vantagens tanto para o consumidor quanto para as administradoras de consórcios. Entre elas uma maior segurança na contratação de serviços e uma maior estabilidade jurídica na relação entre administradores e consorciados.

Entre as novidades está a participação de consorciados excluídos nas assembleias de contemplação. Assim, eles podem receber o dinheiro empregado de volta antes do final do plano de consórcio, caso sejam sorteados.

Durante o XXXIII Congresso Nacional de Administradores de Consórcios (Conac) os palestrantes Dante Gregnanin, da Fórum Cobranças Advocacia; e Fabiano Lopes Ferreira, diretor proprietário e Jurídico Multimarcas, falaram sobre a nova lei de consórcios.

“O consumidor ganhou proteção em caso de uma possível liquidação da administradora, ou seja, o Banco Central antes de tomar uma medida drástica precisa buscar uma alternativa para continuidade dos grupos”,  disse Gregnanin.
 

Faça uma Simulação

Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.

Ver Planos

O que deseja?

Consórcio de Imóveis Escolha o Produto