Programa "Minha Casa, Minha vida" depende de recursos

A continuidade do Programa

Por 1consórcio
Publicado em: 22/02/2010


Sempre defendemos uma perene política habitacional de Estado, não de governo. Coerentes com essa premissa, consideramos que está na hora de preparar a segunda etapa do programa "Minha Casa, Minha Vida".


Em termos gerais, a primeira fase do programa caminha com sucesso. Dificuldades operacionais estão sendo paulatinamente vencidas, mesmo as de ordem urbanísticas, as quais ainda são muito grandes em cidades como a capital paulista, onde os resultados estão aquém dos esperados.


Até o momento, a Caixa Econômica Federal contratou, em âmbito nacional, cerca de 300 mil unidades no PMCMV e poderá chegar ao final deste ano ou início de 2011 com o total anunciado de um milhão de moradias.


"Estamos aprendendo no processo, identificando problemas e possibilidades de solução". Diante dessa experiência, fica evidente que a continuidade do programa depende de quatro vertentes indispensáveis, segundo * João Crestana é presidente do Secovi-SP e da Comissão Nacional da Indústria Imobiliária da CBIC:


1) recursos permanentes para garantir a produção de unidades;


2) segurança jurídica e efetividade das instituições, sem o que não há como se enfrentar o risco de produzir e adquirir imóveis;


3) fortalecimento das empresas e maior qualidade dos produtos, inclusive no concernente aos quesitos de sustentabilidade;


4) melhor urbanismo para resolver incompatibilidades como a inaceitável distância entre a habitação e o emprego.


Sobre este quarto item, um dado merece destaque: no centro da cidade de São Paulo existem 40 empregos para cada moradia; no bairro de Itaquera a relação é de 20 moradias para cada emprego.


Estamos no momento exato de aperfeiçoar o PMCMV para que se possa em suas próximas fases ofertar mais do que um milhão de novas moradias ao ano. A meta de todos nós é zerar o déficit habitacional e proporcionar um teto digno para os brasileiros.

 

Faça uma Simulação

Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.

Ver Planos

O que deseja?

Consórcio de Imóveis Escolha o Produto