Rapidez e juros baixos estão entre as causas do aumento na procura por consórcios

Por 1consórcio
Publicado em: 26/05/2009

Parcelas acessíveis e preço final do bem também são razões para alta de 49,2% na intenção do consumidor de comprar uma cota

SÃO PAULO - Ao longo dos anos de 2006 e 2009, a intenção das pessoas de adquirir uma cota de consórcio apresentou alta de 49,2%. Entre as razões apontadas para tal crescimento, estão as parcelas mais acessíveis, os juros mais baixos, a rapidez na entrega e o preço final do bem.

A informação é da Abac (Associação Brasileira de Administradores de Consórcios), que solicitou à QuorumBrasil um estudo sobre o participante do Sistema de Consórcios no País.

Segundo o levantamento, realizado com 654 consorciados de grupos em andamento, de São Paulo, Porto Alegre e Salvador, a acessibilidade da parcela seria a principal razão para que as pessoas adquirissem uma cota, com 25% das respostas. Em seguida, estão os juros mais baixos (17%), rapidez na entrega do bem (7%), preço final mais baixo (5%), certeza da entrega do bem (5%), acesso mais rápido ao bem (3%) e menor burocracia (1%).

"As razões do crescimento do Sistema de consórcios nos últimos anos, especialmente nos últimos seis meses, quando a crise internacional afetou todos os seguimentos, justificam-se por esses dados e por outros como a fidelidade de muitos participantes e pelo grau de satisfação dos clientes", explicou o presidente nacional da Associação, Rodolfo Montosa.

Produto
A pesquisa verificou também quais seriam os produtos de maior interesse para este público potencial, bem como de que tipo de empresa tais consumidores comprariam uma cota de consórcio.

No primeiro caso, o imóvel (37%), o automóvel (29%) e a motocicleta (18%) seriam os produtos que mais motivariam o ingresso em um grupo de consórcio. Neste quesito, ainda foram citados os eletroeletrônicos (12%) e o caminhão (4%).

Já as empresas escolhidas para tal aquisição foram administradoras independentes (36%), instituição financeira (30%), montadoras (28%) e rede varejista (6%).

Faça uma Simulação

Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.

Ver Planos

O que deseja?

Consórcio de Imóveis Escolha o Produto