Saiba como comprar a casa própria com cuidado e sem ter prejuízo

Saiba como comprar a casa própria com cuidado e sem ter prejuízo

Por 1consórcio
Publicado em: 25/04/2011

A compra da casa própria é um sonho para muitas pessoas. Por isso, a compra deve ser feita com muita cautela e responsabilidade.

Dicas:

• Procure uma imobiliária para economizar tempo, para evitar problemas desnecessários e realizar um negócio seguro.

• Antes de escolher a empresa, considere a estrutura, disponibilidade do corretor e solicite as referências de vendas anteriores. Leve em conta ainda os serviços oferecidos, área geográfica de atuação, quantidade de imóveis constantes na carteira, atendimento fora do horário comercial, prestação de apoio a financiamentos e elaboração de contrato profissional com revisão de advogado.

• Defina suas necessidades com clareza, conversando com cada membro da família para decidir o que é importante conter no imóvel.

• Faça uma reunião com o corretor para planejar a aquisição e para que você apresente suas necessidades (número de dormitórios, localização etc), estilo de vida e potencial de compra.

• Visite um número razoável de imóveis e só faça negócio após ter visitado um número razoável de casas e apartamentos, entre 5 e 8, com todas as pessoas que têm poder de decisão na família. Além disso, visite o imóvel escolhido mais de uma vez, de dia e à noite, se possível. Ainda pergunte aos vizinhos sobre segurança, odores, desapropriações, vazamentos, desabamentos e inundações.

• Faça uma inspeção minuciosa antes de assinar o contrato, sempre atento às rachaduras, ao quadro de força e às condições do telhado. Além disso, procure descobrir se há vazamentos, diminuição de vazão de água entre pontos, existência de cupins, paredes úmidas, ocas ou descoladas.

• Negocie antes de firmar acordo, fazendo propostas inteligentes, com a ajuda de seu corretor. Lembre-se de não fechar negócio pelo primeiro valor ofertado.

• Revise o contrato, lembrando que é recomendável que toda compra de imóvel seja acompanhada de um instrumento particular de contrato elaborado pela imobiliária, mesmo que a escritura seja lavrada imediatamente após a negociação. O contrato protege ambas as partes e estabelece condições, por exemplo, sobre a posse no imóvel e dívidas de impostos que não são cobertas na escritura.

• Verifique os documentos fazendo com que o vendedor apresente certidões negativas dos cartórios de protestos, dos distribuidores cíveis, da Justiça Federal, da Receita Federal e de tributos municipais. Além disso, é importante verificar a matrícula atualizada do imóvel, expedida pelo Oficial do Cartório de Registro de Imóveis, e uma declaração que confirme que as taxas de condomínio estão em dia, no caso dos apartamentos.

Dentre todas essas dicas para não ter prejuízo na hora da compra de seu imóvel, vale ressaltar que uma das mais importantes é a forma como irá adquirir seu imóvel. O Consórcio de Imóveis é a melhor opção, pois é a forma mais econômica para comprar sem juros e sem burocracia! Você define o valor do imóvel que planeja comprar e divide o plano em até 150 meses.

Fuja dos juros do financiamento, faça Consórcio de Imóveis!

Faça uma simulação e confira as vantagens!

Faça uma Simulação

Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.

Ver Planos

O que deseja?

Consórcio de Imóveis Escolha o Produto