Seguro de Carro: Prevenção evita reprovação na inspeção veicular do seu automóvel

Seguro de Carro: Prevenção evita reprovação na inspeção veicular do seu automóvel

Por 1consórcio
Publicado em: 17/05/2010

Nos primeiros meses do ano, um balanço parcial da Inspeção Veicular aponta crescimento no número de reprovação dos veículos.

A principal causa desse aumento nas reprovações está ligada aos novos limites de emissão de poluentes. Dentro deste contexto, a Umicore, principal fornecedora da tecnologia do catalisador das marcas Mastra, OG e Sicap, alerta os proprietários de automóveis para que fiquem atentos às condições do catalisador automotivo e realize uma checagem da peça, antes do automóvel passar pela Inspeção Veicular. "Este ano os limites de emissões estão mais rígidos, portanto, é fundamental que o motorista leve seu veículo a um centro automotivo de confiança para realizar a checagem do catalisador automotivo.

Se o equipamento não estiver cumprindo a sua função, é possível corrigir o problema e evitar que seja reprovado na Inspeção Veicular", reforça Carlos Eduardo Moreira, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Umicore.  Alguns problemas comuns, que estão ligados ao elevado nível de emissão de poluentes, são o carro estar equipado com um falso catalisador ou a ausência do catalisador no sistema de escapamento.

"A peça falsa ou a sua ausência podem ser responsáveis por diversos prejuízos ao automóvel, como não realizar a conversão dos gases poluentes, afetar o desempenho do motor, a desregulagem do sistema de injeção e o aumento no consumo de combustível.

Além disso, um falso catalisador ou a sua falta podem contribuir para deteriorar ainda mais a qualidade do ar com o consequente aumento das doenças respiratórias entre a população", avalia Moreira.  Em caso de necessidade de troca da peça, o motorista deve exigir o certificado de garantia, a nota fiscal e a embalagem padronizada do produto, garantindo a originalidade do catalisador e o perfeito funcionamento do motor.

O catalisador é uma peça do sistema de exaustão do veículo, composta por um núcleo cerâmico, responsável pela conversão de até 98% dos gases poluentes. Projetado para ter a mesma durabilidade que o automóvel, o catalisador pode ser danificado por impactos, o que pode comprometer permanentemente o seu funcionamento, sendo necessário efetuar a substituição da peça.

 

Faça uma Simulação

Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.

Ver Planos

O que deseja?

Consórcio de Imóveis Escolha o Produto