Senador defende ampliação do uso do FGTS para compra de imóvel

Consórcio de Imóveis: Senador defende ampliação do uso do FGTS para compra de imóvel

Por 1consórcio
Publicado em: 07/04/2010

O senador Gilberto Goellner afirmou nesta terça-feira, em Plenário, que dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que o déficit habitacional brasileiro é estimado em 5,8 milhões de casas. Goellner avalia que o Programa do Governo Federal "Minha Casa, Minha Vida", que prometeu construir um milhão de residências, já produziu um efeito colateral negativo no Distrito Federal e nas cidades do entorno, porquê nestes locais o preço dos imóveis disparou.

Goellner citou como fonte de informação o Jornal Correio Braziliense, que publicou reportagem a respeito. Segundo o jornal, um imóvel residencial em Planaltina de Goiás já dobrou de preço e em Santa Maria um apartamento de dois quartos já custa R$ 100 mil.

Ampliação do uso do FGTS

A medida tomada seria desnecessária se, ao invés de criar novos programas e fórmulas inovadoras, o governo se concentrasse em garantir que o FGTS funcionasse para atender uma das razões iniciais para a qual foi criado: permitir efetivamente que o trabalhador pudesse comprar, com seu saldo, a tão sonhada casa própria - afirmou.

O senador pediu apoio para um projeto de lei (PLS 77/08) de sua autoria, que prevê a concessão de incentivo fiscal ao empregador, para construção da casa própria para seu empregado. Segundo ele, o empregador seria estimulado a construir moradias para seus empregados ou contribuir para que eles adquiram moradia própria, podendo deduzir a quantia dispendida sob a forma de doação ou patrocínio do Imposto de Renda devido.

Goellner salientou que até o momento nenhum incentivo foi concedido a empresários interessados na redução do déficit de moradias. Para ele, o seu projeto é uma medida de fácil implementação e poderá trazer muitos benefícios para os trabalhadores, especialmente os que vivem no campo.

 

Faça uma Simulação

Você pode adquirir casa, carro ou moto pagando parcelas mensais sem juros.

Ver Planos

O que deseja?

Consórcio de Imóveis Escolha o Produto